História
Na segunda quinzena de Outubro de 1717, passando por Guaratinguetá (Estado de S. Paulo), D. Pedro de Almeida, conde de Assumar, então governador de Minas e de S. Paulo, a Câmara solicitou aos pescadores da região o fornecimento de peixe em abundância, para obsequiar o hóspede. Depois de várias tentativas infrutuosas, tendo João Alves lançado a rede em Itaguassu, viu surgir à superfície de Paraíba uma pequena imagem truncada, de terracota... Num lanço sucessivo, apareceu a cabeça da imagem da Senhora da Conceição com a face negra.

Em 1904, a imagem foi coroada solenemente por D. José de Camargo Barros, bispo de S. Paulo. A 16 de Julho de 1930, Pio XI declarou Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida padroeira do Brasil. A 31 de Maio de 1931 foi a consagração do Brasil à sua padroeira, oficiando D. Sebastião Leme, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro. A 19 de Setembro de 1946, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, cardeal-patriarca de Lisboa, na presença das autoridades civis e religiosas brasileiras, benzeu a primeira pedra da futura basílica.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada ao Congresso da Padroeira, realizado em S. Paulo de 3 a 8 de Setembro de 1954, e em 10 de Junho de 1963 a Brasília, tendo sido então consagrada à padroeira a nova capital da nação. Cerca de 3 milhões de Fiéis visitam anualmente o santuário, que, desde 28 de Outubro de 1894, está Confiado aos Padres Redentoristas. A festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida é a 12 de Outubro, sendo também feriado nacional. .
Paulo VI concedeu a este grande centro de piedade a rosa de ouro. João Paulo II, ao visitar o Brasil em 1980, esteve pessoalmente em Aparecida. Em 1985 lá se realizou um Congresso Eucarístico Nacional. E, com o pensamento no futuro, foi construído na cidade um grande centro de encontros, no qual reunem-se os membros da conferência episcopal brasileira, com mais de 200 bispos.

«A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: "Fazei o que ele vos disser". E, como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d'Ele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria: Ela é sempre a "Mãe de Deus e nossa".
Senhora Aparecida, um filho vosso que vos pertence sem reserva - totus tuus! chamado por misterioso Desígnio da Providência a ser Vigário de vosso Filho na terra, quer dirigir-se a Vós, neste momento. Ele lembra com emoção, pela cor morena desta vossa imagem, uma outra representação vossa, a Virgem Negra de Jasna Gora!
Mãe de Deus e nossa, protejei a Igreja, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes e todo o Povo fiel; acolhei sob o vosso manto protetor os religiosos, religiosas, as famílias, as crianças, os jovens e seus educadores!
Saúde dos Enfermos e Consoladora dos Aflitos, sede conforto dos que sofrem no corpo ou na alma; sede luz dos que procuram Cristo, Redentor do Homem; a todos os homens mostrai que sois a Mãe de nossa confiança.
Rainha da Paz e Espelho da Justiça, alcançai para o mundo a paz, fazei que o Brasil tenha paz duradoura, que os homens convivam sempre como irmãos, como filhos de Deus!
Nossa Senhora Aparecida, abençoai este vosso Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui ora e canta, abençoai todos os vossos filhos, abençoai o Brasil. Amém».
Milagre das velas
Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733.
Caem as correntes

Cavaleiro e a marca da ferradura
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada da pedra. O cavaleiro arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.
A menina cega
Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul(onde aconteceu a descoberta de Nossa Senhora Aparecida), quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina começa a enxergar.
O menino no rio
O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio. O menino não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino parou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava, e o pai salvou o menino.
O homem e a onça
Um homem estava voltando para sua casa, quando de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o homem pediu desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, e a onça virou e foi embora.
1 comentários:
Agradeço de coração a Nossa Senhora Aparecida por tudo de bom que proporciona a minha vida e a vida de minha família, nos te amamos muito.
Postar um comentário