São Miguel, São Gabriel e São Rafael

29 de set. de 2011

Hoje, dia 29 de Setembro, celebra a Igreja Católica os três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. São Miguel, reconhecido, liturgicamente, como o principal Arcanjo, é considerado o padroeiro e protetor da Igreja Católica Universal. Durante oitenta anos por imposição (e autoria) do papa João XIII, rogou-se, no final da missa, a São Miguel, pelo “combate contra Satanás e os outros espíritos malignos que vagueiam pelo Mundo para perdição das almas”, oração retirada quando da reforma litúrgica, por volta de 1960. Contudo, ainda hoje mantida em certos actos da Igreja.Chefe dos exércitos celestiais, da milícia celeste ou dos exércitos de luz, São Miguel Arcanjo é o anjo da Paz, do Arrependimento e da Justiça, citado na bíblia como “o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus”.Ainda na bíblia pode ler-se que “ houve uma grande batalha no céu e que o Arcanjo São Miguel e os seus anjos lutaram contra Satanás e as suas legiões, que foram derrotados, banidos dos céus e atirados para a Terra”. Lê-se também que o Arcanjo Miguel enfrentou o diabo e disse: «Que o Senhor te repreenda». Daí, São Miguel Arcanjo ser representado, iconograficamente, a atacar o dragão infernal.

É São Miguel que nos defende e protege, com o grande poder que Deus lhe concedeu, contra os Perigos, as Forças do Mal e os Inimigos.Primeiro raio de Deus, o raio da Proteção, da Perfeição e da Vontade de Deus, São Miguel Arcanjo é, igualmente, o Arcanjo da Libertação. O seu nome traduzido liturgicamente será: «Quem é como Deus», ou «Quem é semelhante a Deus» ou ainda «Aquele que é como Deus». Sinônimo de vindimas e de colheitas, São Miguel Arcanjo tem ainda a função de guiar e conduzir as almas para o céu, depois de tê-las pesado na balança da Justiça Divina.Na hierarquia divina os arcanjos estão acima dos anjos, possuindo grandes poderes. São os arcanjos que transmitem as mensagens divinas, protegendo, principalmente, os médicos e as pessoas ligadas à área da saúde. Líder dos exércitos celestiais, alguns entendidos afirmam ser São Miguel o único a ter a designação de Arcanjo. Embora assim, nessa hierarquia, os arcanjos são sete. Seguem-se São Gabriel, São Rafael, São Jofiel, São Samuel, São Uriel e São Ezequiel.

O Arcanjo São Gabriel – cujo nome significa «Aquele que está diante de Deus» – citado várias vezes na Bíblia Sagrada, anunciou a vinda do Redentor e o nascimento de São João Baptista, oPrecursor. Juntamente com os seus anjos dão aos homens Sabedoria e Compreensão. São ainda os mensageiros das Boas Notícias.


O Arcanjo São Rafael – chamado «Medicina de Deus» ou «Deus cura» – tem a seu cargo ajudar na cura dos doentes, sendo o guardião da saúde física e espiritual dos seres humanos. Os três Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael representam o símbolo do Poder, da Fidelidade e a Glória dos Anjos.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade