Charge e Tirinhas...

29 de set. de 2012

Veja mais em: Cisco do Amor

São Miguel,São Gabriel e São Rafael.

SÃO MIGUEL, SÃO RAFAEL E SÃO GABRIEL - 29 de setembro




Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo princi
pal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".



São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!



Veja Nossa postagem do ano passado sobre esse mesmo dia: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Semana Missionária

26 de set. de 2012


Dia 30/09/2012- Domingo ( Agora! )


Paróquia de Nossa Senhora da Assunção - Cabo Frio
promove Semana Missionária  

O encontro acontecerá na Casa de Maria ( antigo Mater Coeli) , com a seguinte programação:

Às 14h - Louvor com a Banda Novo Caminho
Às 15h30min - Palestra "A importância da Semana Missionária para os nossos jovens", com o arcebispo emérito da Arquidiocese de Niterói, Dom Alano Maria P
ena.
Às 17h - Passeata e carreata de Lançamento da Semana Missionária, seguindo da Casa de Maria até a igreja Matriz Auxiliar
Às 18h - Encerramento com a Santa Missa na igreja Matriz Auxiliar

Observação a ser feita, é que carros que tenham adesivos com candidatos ou partidos não acompanhem a carreata para evitar maiores desgastes a Igreja.

Todos que desejam participar deste evento tão importante para a nossa Igreja, que é a Jornada Mundial da juventude - 2013 devem ir, para poderem esclarecer suas dúvidas e saber um pouquinho mais...
Ainda mais que a programação, está super bacana!!! Vale a pena conferir...

Pe. Vitor - Três Pontas-MG

23 de set. de 2012

Pe. Vitor - 23 de Setembro - Campo Belo - MG

Padre Victor nasceu em Campanha - MG, no dia 12 de abril de 1827 e foi batizado aos 20 de abril do mesmo ano, pelo Pe. Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus. Sua madrinha de batismo foi a senhora Marianna Bárbara Ferreira.

Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana - MG, visitou Campanha - MG no ano de 1848. O alfaiate Victor procurou Dom Viçoso nesta ocasião, manifestando-lhe o desejo de ser padre. O Bispo o recebeu com grande alegria. Dirigiu-se da cidade de Campanha - MG ao Seminário de Mariana - MG, tendo sido aceito em 05 de junho de 1849. O bispo Dom Viçoso o apoiava e estimava, chegando a proclamar as virtudes deste jovem. Ordenado em 14 de junho de 1851, permaneceu em Campanha - MG, como coadjutor, de 17 de agosto de 1851 até 13 de junho de 1852, vindo para Três Pontas - MG em 14 de junho do mesmo ano, como Vigário Encomendado. Logo que assumiu seus trabalhos na paróquia, visitava doentes, amparava os inválidos, zelava pela infância desvalida, atendia a população em suas necessidades. A sua dedicação, as suas virtudes o fizeram admirado por todos, pois assumiu a direção da paróquia com zelo e carinho, desta maneira colocando-se acima de todas as críticas. Procurou catequizar e instruir o seu povo, chegando a criar a escola “Sagrada Família”, com uma organização perfeita. Por ele passaram brasileiros de grande projeção social: Dom João de Almeida Ferrão, primeiro bispo de Campanha - MG; o Cônego José Maria Rabello, que foi o coadjutor de Padre Victor. Padre Victor fez de muitos filhos de famílias humildes homens de cultura que passaram a viver da inteligência, nas mais variadas profissões.

Padre Victor pregou, pelo exemplo, a fé, a esperança, a fortaleza, a prudência, a justiça, a obediência, a castidade, a temperança, a humildade, o temor a Deus e, sobretudo, a caridade. Amava a Deus na pessoa do seu semelhante, de modo especial nos mais pobres. Os paroquianos, em suas necessidades recorriam a ele. Era bom, porém enérgico. “Padre Victor vivia de esmolas e dava esmolas”.

Paroquiou Três Pontas - MG, por cinqüenta e três (53) anos. Faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região que já o venerava. A população chorou a morte de seu líder, de seu protetor, do mensageiro entre Deus e os homens. Ficou insepulto três dias e de seu corpo exalava perfume. Em vista do grande número de pessoas que compareceram ao sepultamento, foi necessário fazer uma procissão pelas ruas da cidade, voltando novamente à Matriz, por ele construída e onde foi enterrado.

Padre Francisco de Paula Victor é considerado pelos trespontanos como o seu “Anjo Tutelar”.

PADRE VICTOR E O SEU PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO.

As graças e milagres que a população dizia receber pela intercessão de Padre Victor eram inúmeros e seu nome passou a ser intensamente usado para nomes de pessoas, estabelecimentos comerciais, ruas, bairros, associações. Durante todo o ano milhares de romeiros se dirigem a Três Pontas, de modo especial no dia 23 de setembro (aniversário de sua morte), para agradecer os favores recebidos. Tais procedimentos fizeram com que o então Vigário Geral da Diocese de Campanha - MG, Monsenhor João Rabello de Mesquita, em 1962, iniciasse um estudo sobre a sua vida, com a ajuda do recém-criado Carmelo São José de Três Pontas, cuja priora era a irmã Tereza Margarida do Coração de Maria. Com o falecimento de Monsenhor Mesquita, outros procuraram concluir o estudo. Dom José da Costa Campos, trespontano, bispo Emérito de Divinópolis - MG, muito divulgou a vida de Padre Victor. Disse que ele educou pelo exemplo, pois viveu as virtudes cristãs com as quais ele conquistou seu povo. A sua memória continua viva em Três Pontas, em toda região e em todo país
Sentindo que os devotos aumentavam as visitas a Três Pontas para agradecer os favores recebidos por sua intercessão, o então pároco, Padre Antônio Gonçalves Neves, em 1989, pediu ao senhor bispo daquela época, Dom Aloysio Roque de Oppermann, que nomeasse Monsenhor José do Patrocínio Lefort postulador para a Causa de Beatificação e Canonização de Padre Victor. Em 1993, instalou-se o Tribunal em Campanha, para o conhecimento da vida, virtudes e fatos miraculosos atribuídos ao Padre Victor. Em Três Pontas, o Tribunal foi instalado no Carmelo São José e interrogou muitas pessoas. Dom Aloysio determinou que se criasse uma Associação, que, dentre outras finalidades, cuidasse de coletar e divulgar fatos da vida do Servo de Deus. Em 1996, a Associação foi criada. Em 1998, Irmã Célia B. Cadorin (da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição) continuou os trabalhos no processo de beatificação, juntamente com a Associação Padre Victor. Atualmente, o postulador é o Frei Paolo Lombardo e a Irmã Célia é a vice-postuladora. Em 24 de maio de 1998, inaugurou-se o Memorial Padre Victor, na Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61, em Três Pontas - MG. Em 12 de junho de 1998, foi feita a exumação, com a presença do postulador, vice-postuladora, Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo de Campanha, sacerdotes, Associação, autoridades e fiéis. Seus restos mortais foram levados ao Carmelo São José para estudos dos peritos médicos. Em 28 de junho de 1998 foi a trasladação dos restos mortais do Servo de Deus do Carmelo São José para a Igreja Matriz de Três Pontas. No mês de maio deste ano, Frei Paolo Lombardo e Irmã Célia B. Cadorin entregaram ao Bispo da Diocese de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho,um livro contendo o "Sumarium" e a Biografia Documentada, que foram aprovados pelo Relator Padre José Luis Gutierrez. Deixaram também com a Associação um exemplar do referido livro. Foi mais uma etapa vencida. Em 2002 a “Positio” foi examinado pela Comissão dos Historiadores da Congregação da Causa dos Santos e aprovada. Que os sucessores de Padre Victor em Três Pontas sigam o exemplo de nosso Anjo Tutelar para a glória de Deus e a santificação das almas.

Oração pela sua beatificação:


 
A seguir, fotos da Paróquia Nossa Senhora D' Ajuda:


Leia mais em: Pe. Vitor e Site oficial da sua paróquia: Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda



Fica comigo Senhor

Veja essa oração, reze junto com a gente....

Celina Borges - Fica comigo Senhor

São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina - 23 de setembro

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia
se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

São Matheus Evangelista

21 de set. de 2012

São Mateus é considerado o autor do 1º Evangelho apresentado no Novo Testamento, é também conhecido pelo nome de Levi, filho de Alfeu (Cf Mc 2,14-17). Dia 21 de setembro é o dia dedicado a ele.

Jesus estava em Cafarnaum e, numa tarde, depois de sua pregação, viu um homem chamado Mateus assentado à banca de impostos, olhou-o bem nos olhos e o disse: Segue-me. Viu-o não tanto com os olhos corporais quanto com a vista da íntima compaixão. Viu o publicano, dele se compadeceu e o escolheu. Disse-lhe então: Segue-me. Segue, quis dizer, imita, segue, quis dizer, não tanto pelo andar dos pés, quanto pela realização dos atos. Pois quem diz que permanece em Cristo, deve andar como ele andou (Cf 1 Jo 2,6). Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou tudo e mudou de vida, seguindo Jesus.

Não é de admirar que o publicano, ao primeiro chamado do Senhor, tenha abandonado os lucros terrenos de que cuidava e, desprezando a opulência, aderisse aos seguidores daquele que via não possuir riqueza alguma. Pois o próprio Senhor que o chamara exteriormente com a palavra, interiormente lhe ensinou por instinto invisível a segui-lo, infundindo em seu espírito a luz da graça espiritual. Com esta luz compreenderia que quem o afastava dos tesouros temporais podia dar-lhe nos céus os tesouros incorruptíveis e eternos.

E aconteceu que, estando ele em casa, muitos publicanos e pecadores vieram e puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos (Cf Mt 9,10). A conversão de um publicano deu a muitos publicanos e pecadores o exemplo da penitência e do perdão. Aquele que seria Apóstolo e Evangelista dos povos, logo no primeiro encontro com Jesus arrasta após si para a salvação um grupo de pecadores. A sua presença no grupo dos apóstolos indicava que Jesus não fazia e nem faz discriminação de ninguém, buscava e continua buscando a salvação de todos.  

Assim inicia o ofício de evangelizar desde os primeiros começos de sua fé aquele que viria a realizar este ofício plenamente com o merecido progresso das virtudes. Contudo, se quisermos indagar pelo sentido mais profundo deste acontecimento na vida de Mateus, nós o entenderemos. Raciocinem comigo: A Mateus foi muito mais grato o banquete na casa do seu coração, preparado pela fé e pelo amor do que o banquete terreno que ele ofereceu ao Senhor em sua casa material. Sabe por que estou afirmando isso? Porque Jesus disse em outra ocasião: "Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo" (Cf Ap 3,20).

Ouvindo a sua voz, abrimos a porta para recebê-lo, ao acertamos de bom grado suas advertências e nos pormos a realizar aquilo que compreendemos como o nosso dever. Então Ele entra para que ceemos, Ele conosco e nós com Ele, porque, pela graça de seu amor, habita nos corações dos eleitos para alimentá-los sempre com a luz de sua presença.

Para pensar:

· Mateus mudou radicalmente de vida depois que conheceu Jesus. E você, já conhece Jesus ou vai ter de mudar de religião primeiro?!?!
· De ladrão oficial do governo, Mateus tornou-se pescador de almas. Você busca evangelizar á moda de Mateus?

ORAÇÃO:

Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Cabo Belo , para acessar clique aqui.

Dia da Árvore



Chegamos a postagem nº 100! E em grande estilo, vamos comemorar com o dia da Árvore, leia esse poema abaixo:


A ÁRVORE

“Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.

Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.

Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.”

Autor: Raul Aroeira Serrano

Charges e Tirinhas

18 de set. de 2012


Impressão das Santas Chagas em São Francisco de Assis

IMPRESSÃO DAS SANTAS CHAGAS EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS – 17 de setembro


"Francisco era um fiel servidor de Cristo. Dois anos antes de sua morte, havendo iniciado um retiro de Quaresma em honra de São Miguel num monte muito alto chamado Alverne, sentiu com maior abundância do que nunca a suavidade da contemplação celeste. Transportado até Deus num fogo de amor seráfico, e transformado por uma profunda compaixão n’Aquele que, em seus extremos de amor, quis ser crucificado, orava certa manhã numa das partes do monte.

Aproximava-se a festa da Exaltação da Santa Cruz, quando ele viu descer do alto do céu, um serafim de seis asas flamejantes, o qual, num rápido vôo, chegou perto do lugar onde estava o homem de Deus. O personagem apareceu-lhe não apenas munido de asas, mas também crucificado, mãos e pés estendidos e atados a uma cruz. Duas asas elevaram-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o vôo, e as duas últimas cobriam-lhe o corpo.

Tal aparição deixou Francisco mergulhado num profundo êxtase, enquanto em sua alma se mesclavam a tristeza e a alegria: uma alegria transbordante ao contemplar a Cristo que se lhe manifestava de uma maneira tão milagrosa e familiar, mas ao mesmo tempo uma dor imensa, pois a visão da cruz transpassava sua alma como uma espada de dor e de compaixão.

Aquele que assim externamente aparecia o iluminava também internamente. Francisco compreendeu então que os sofrimentos da paixão de modo algum podem atingir um serafim que é um espírito imortal. Mas essa visão lhe fora concedida para lhe ensinar que não era o martírio do corpo, mas o amor a incendiar sua alma que deveria transformá-lo, tornando-o semelhante a Jesus crucificado.

Após uma conversação familiar, que nunca foi revelada aos outros, desapareceu aquela visão, deixando-lhe o coração inflamado de um ardor seráfico e imprimindo-lhe na carne a semelhança externa com o Crucificado, como a marca de um sinete deixado na cera que o calor do fogo faz derreter.

Logo começaram a aparecer em suas mãos e pés as marcas dos cravos. Via-se a cabeça desses cravos na palma da mão e no dorso dos pés; a ponta saía do outro lado. O lado direito estava marcado com uma chaga vermelha, feita por lança; da ferida corria abundante sangue. Frequentemente, molhando as roupas internas e a túnica. Fui informado disso por pessoas que viram os estigmas com os próprios olhos.

Os irmãos encarregados de lavar suas roupas, constataram com toda segurança que o servo de Deus trazia, em seu lado bem como nas mãos e pés, a marca real de sua semelhança com o Crucificado".
(São Boaventura - Legenda Menor, cap. VI)

Ícones Santos

17 de set. de 2012

Ícones santo é uma coleção de arte criada para a identidade anual de Santo agência Casa de brasileira em 2012. A idéia é ter um design minimalista das imagens de santos e layouts de modo de trabalho, tais como os vitrais com base em português azulejos antigos.















E ai? Conseguiu distinguir todos os santos.

Que tipo de servo você é?

16 de set. de 2012

Deixe seu comentário! ;D

Encontro de Hoje :D

15 de set. de 2012

 Hoje, 15 de Setembro, teremos nosso encontro com Tia Kátia e Vânia, logo após a missa das crianças! Contamos com vocês!

Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores - Oração (15 de Setembro)

Oração da Exaltação da Santa Cruz

14 de set. de 2012

Deus onipotente, cujo Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, foi suspenso na cruz pela qual ele pôde atrair toda a humanidade para si: misericordiosamente permiti que nós, que nos rejubilamos no mistério da nossa redenção, possamos receber a graça de tomar nossa cruz e seguir a ele que vive e reina convosco e com o Espírito Santo, Deus uno, na glória eterna.
Deus, cu
jo Filho bendito, tornado instrumento de uma morte infamante, pôde por sua Paixão tornar-se para nós o caminho da vida e da paz, concedei que nos rejubilemos na Cruz de Cristo, que possamos alegremente sofrer vergonha e dano por amor de vosso Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo, Deus uno, para todo o sempre. Amém.

Dia 14 de Setembro - Exaltação da Santa Cruz

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso: 

"Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23) 

Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.

A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos:"Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada". 



"Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!"

Únicos no senhor

13 de set. de 2012



Muitas são as vocações, uma só fé, um só batismo e um só Senhor.

Santíssimo Nome de Maria

12 de set. de 2012



O Nome de Maria é nome de salvação
para os regenerados,
sinal de todas as virtudes, 
honra da castidade; 
é o sacrifício agradável a Deus;
é a virtude da hospitalidade; 
é a escola de santidade;
é, enfim, um nome completamente maternal 
(São Pedro Crisólogo)

Dia do Santíssimo Nome de Maria

A Liturgia celebra hoje, 12 de setembro, o Nome Santíssimo da Virgem Maria (Miryam, em hebraico). O objetivo dessa festa é que os fiéis possam se recomendar a Deus, de modo especial, por intercessão de Sua Santíssima Mãe, as necessidades da Igreja e as próprias necessidades, e agradecer a Deus pelas graças recebidas por intermédio de Sua Mãe. Esta festa
 foi concedida na Espanha em 1513 e espalhou-se por todo o país; em 1683 o Papa Inocêncio XI a estendeu para toda a Igreja do Ocidente, como um ato de ação de graças pelo levantamento do cerco de Viena e a derrota dos turcos por João Sobieski, rei da Polônia. Na época ela foi estabelecida para o domingo dentro da oitava da Natividade de Nossa Senhora; hoje se celebra na data do triunfo de Sobieski.
O nome de uma pessoa é algo muito importante na Bíblia, pois representa a própria pessoa. Certamente São Joaquim e Santa Ana foram inspirados pelo Céu para escolher esse Nome à Virgem que seria um dia a Mãe do Redentor e nossa Mãe.
São Lucas registra: “O nome da Virgem era Maria”. O anjo enviado por Deus diz a ela: “não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus”. Segundo os mariólogos o nome Miryam pode ter origens diversas: “Uns derivam o nome da raiz mery, da língua egípcia e significa mui amada. Outros dizem que provém do siríaco e quer dizer senhora, opinião de pouca solidez. A sentença mais freqüente é a que o deriva do hebraico. Dentro desta língua cabem muitas interpretações. Assim se enumeram as seguintes: “Mar amargo e rebelião; Gota do mar; Senhor de minha linhagem; Estrela do Mar; Esperança; Excelsa ou sublime; Pingue, Robusta; Amargura e Mirra”. O Cônego José Vidigal, citando Fraine, diz que “apesar de sessenta tentativas que já foram feitas a etimologia científica do nome de Maria continua incerta”.
Mais importante do que o significado exato desse Nome, é que é um Nome Poderoso, por ser o da Mãe de Deus; e que deve ser invocado sempre. O Padre Antônio Vieira diz: “Só vos digo que invoqueis o nome de Maria quando tiverdes necessidade dele; quando vos sobrevier algum desgosto, alguma pena, alguma tristeza; quando vos molestarem os achaques do corpo, ou vos não molestarem os da alma; quando vos faltar o necessário para a vida ou desejardes o supérfluo para a vaidade; quando os pais, os filhos, os irmãos, os parentes se esquecerem das obrigações do sangue; quando vo-lo desejarem beber a vingança, o ódio, a emulação, a inveja; quando os inimigos vos perseguirem, os amigos vos desampararem, e donde semeastes benefícios, colherdes ingratidões e agravos; quando os maiores vos faltarem com a justiça, os menores com o respeito, e todos com a proximidade; quando vos inchar o mundo, vos lisonjear a carne, e vos tentar o demônio, que será sempre e em tudo; quando vos virdes em alguma dúvida ou perplexidade, em que vós não saibais resolver nem tomar conselho; quando vos não desenganar a morte alheia, e vos enganar a própria, sem vos lembrar a conta de quanto e como tendes vivido e ainda esperais viver; quando amanhecer o dia, sem saberdes se haveis de anoitecer, e quando vos recolherdes à noite, sem saber se haveis de chegar à manhã; finalmente, em todos os trabalhos, em todas as aflições, em todos os perigos, em todos os temores, e em todos os desejos e pretensões, porque nenhum de nós conhece o que lhe convém; em todos os sucessos prósperos ou adversos, e muito mais nos prósperos, que são os mais falsos e inconstantes; e em todos os casos e acidentes súbitos da vida, da honra, da fazenda, e, principalmente, nos da consciência, que em todos anda arriscada, e com ela a salvação. E como em todas estas coisas, em cada uma delas necessitamos de luz, alento e remédio mais que humano, se em todas e cada uma recorrermos à proteção e amparo da mãe das misericórdias, não há dúvida que, obrigados da mesma necessidade, não haverá dia, nem hora, nem momento em que não invoquemos o nome de Maria”. (apud Con. Vidigal)São Bernardo, Dr. da Igreja dizia e rezava assim: “Seguindo-a não te desviarás”:
“Maria é essa Estrela esplêndida que se eleva sobre a imensidão do mar, brilhando pelos próprios méritos, iluminando por seus exemplos. Ó tu, que te sentes, longe da terra firme, levado pelas ondas deste mundo, no meio dos temporais e das tempestades, não desvies o olhar da luz deste Astro, se não quiserdes perecer. Se o vento das tentações se elevar, se o recife das provações se erguer na tua estrada, olha para a Estrela, chama por Maria. Se fores sacudido pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, do ciúme, olha para a Estrela, chama por Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, que não se afaste de teu coração; e, para obter o auxílio da sua oração, não te descuides do seu exemplo de vida. Seguindo-a, terás a certeza de não te desviares; suplicando-lhe, de não desesperar; consultando-a, de não te enganares. Se ela te segurar, não cairás; se te proteger, nada terás de temer; se te conduzir, não sentirás cansaço; se te for favorável, atingirás o objetivo.”
Prof. Felipe Aquino

Dia 12 de Setembro - São Nilo

Neste dia mergulhamos na história de São Nilo, onde encontramos um exemplar cristão que viveu no sul da Itália e no fim do primeiro milênio. Nilo, chamado o Jovem, fazia parte de uma nobre família de origem grega, por isso foi considerado o último elo entre a cultura grega e a latina. 

Era casado e funcionário do governo de Constantinopla, com o nascimento de uma filha, acabou viúvo e depois descobriu sua vocação à vida monástica, segundo a Regra de São Basílio. Após várias mudanças acabou se fixando em Monte Cassino, perto da famosa abadia beneditina. 

Seu testemunho atraiu a muitos, tendo assim a felicidade de fundar vários mosteiros no Sul da Itália, com o cotidiano pautado pelo trabalho e oração. No trabalho, além da agricultura, transcrevia manuscritos antigos, introduziu um sistema taquigráfico (ítalo-grego) e compôs hinos sacros. 

São Nilo realizou várias romarias aos túmulos dos santos Pedro e Paulo, aproveitando para enriquecer as bibliotecas de Roma, até que a pedido de Gregório, Nilo fundou um mosteiro em Grottaferrata, perto de Roma. 

Este pacificador da política e guerras da época, teve grande importância para a história da Igreja, e na consolidação da vida monástica. Morreu com noventa e cinco anos de idade, no dia 25 de setembro de 1005. 

Fonte: Canção Nova

"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja"

10 de set. de 2012

"Ainda que os católicos fiéis a Tradição se reduzam a um punhado, são eles a Verdadeira Igreja de Jesus."


1º Festival de Caldos do GARRA

9 de set. de 2012

  



  Na próxima sexta-feira, dia 14 após a missa das 19 horas na cantina da Matriz Auxiliar o Grupo Artístico Rainha Assunta estará realizando seu 1º Festival de Caldos.
  O objetivo do festival é a arrecadação de fundos não só para nossa próxima grande peça, mas também para cobrir os gastos da última.
  Venderemos dos mais diferentes tipos de caldos, além de vários doces e bolos, a animação e decoração ficará por conta do grupo.Venham!!! Contamos com a presença de todos!

Grupo Artístico Rainha Assunta, evangelizando através da arte.

Festa Aventura da Cruz



No próximo dia 14 de setembro o Brasil e o mundo estarão cantando o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O lançamento acontecerá na “Festa Aventura da Cruz”, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, a partir das 20h.
A festa começará com o som de DJs católicos, seguido por shows com Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza da banda Frutos de Medjugore. O lançamento do Hino Oficial da JMJ será feito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 22h. A missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, seguida da Vigília dos Jovens Adoradores no interior da paróquia.
A música que vai embalar as lembranças de muitos jovens sobre a JMJ Rio2013 é de autoria do padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com ele, o Hino "Cruz da Esperança!" é inspirado na exuberante natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor de braços abertos, no tema da JMJ - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações"-, e na Conferência de Aparecida que convocou todos os membros da Igreja a serem discípulos e missionários de Jesus. "Espero que cause entusiasmo e alegria", prevê. "Esta é a maior gratificação". Padre Cândido define o hino como "letra e melodia simples". A mensagem principal, diz ele, é convocar os jovens a serem amigos de Deus e, por meio desta amizade, anunciar Jesus como discípulos.
O Hino se soma a Logomarca e Oração oficiais da JMJ para formar a identidade do evento em sua versão brasileira. Um dos critérios para a seleção exigia que a letra refletisse o rosto da juventude do Brasil e do mundo. 
O diretor do setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, padre Arnaldo Rodrigues, destaca a relação entre o Hino e o lema da JMJ Rio2013. "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações' é a base do Hino", diz. O Hino e a Logomarca são os dois pontos principais que formam a identidade, “dão a cara” do evento. Na JMJ Rio2013, decidiu-se que estas escolhas seriam feitas através de concurso, possibilitando que qualquer pessoa possa contribuir de maneira direta com a construção da Jornada.

Texto do site: http://www.rio2013.com

Agora Posso Cantar - Dunga

Agora Posso Cantar Dunga
Cristo entrou em minha vida
Ele me mostrou que havia um céu
A sua graça trouxe paz e esperança
Como não falar do seu amor (2x)

Agora posso cantar
Grande é o seu amor
Quando não mereci
Ele me resgatou
Agora posso cantar
Para o mundo ouvir
Maravilhas ele quer
Realizar em mim

Oh oh Oh..


Dia 9 de Setembro - São Pedro Claver

O papa Leão XIII, ao canonizar São Pedro Claver, declarou: "Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo".

Nasceu em Verdú, na Catalunha (Espanha) em 1580. Desejando os piedosos pais consagrar o filho ao serviço do altar, enviaram Pedro à Salsona para estudar os primeiros elementos da gramática. Com 15 anos, o Bispo de Salsona conferiu-lhe a primeira tonsura e, aos 21 anos, entrou na Companhia de Jesus em Barcelona. Pedro era devotíssimo da Virgem Maria e um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após os estudos, Pedro foi ordenado sacerdote e enviado como missionário à Cartagena, porto da Colômbia, onde viveu seu apostolado entre os escravos por mais de quarenta anos.

Em Cartagena, Pedro Claver estava diante de um dos três portos negreiros da América Espanhola, onde a cada ano chegavam de 12 a 14 navios carregados de escravos. 

Os escravos trazidos ou "roubados" da África ficavam durante a viagem nos porões escuros do navio, que não tinham condições para abrigar seres humanos. Eram tratados com menos cuidado do que os animais selvagens, e por fim os que não morriam, eram vendidos. 

Sem dúvida, o mercado dos escravos foi a página mais vergonhosa da colonização das Américas. Muitos missionários levantaram a voz contra esta desumanidade, mas sofriam perseguições e eram expulsos. O Papa proibiu repetidas vezes o comércio de escravos, mas a voz da Igreja não comovia a dureza dos comerciantes e nem das autoridades. 

Durante mais de quarenta anos, a vida de Pedro Claver foi servir àqueles escravos, cuidando deles, do físico ao espiritual. Claver fazia de tudo para evangelizar um por um. Por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos.

No dia 3 de abril de 1622, Pedro Claver acrescentou aos votos religiosos de sua profissão mais um voto: o de gastar a vida inteira ao serviço dos negros escravos. Testificando este voto, escreveu de próprio punho: "para sempre escravo dos negros".

Vítima da caridade, acabou morrendo em 1654, com 74 anos de idade e 52 anos de vida religiosa, quando ao socorrer o Cristo excluído e chagado, pegou uma terrível peste. 

Foi declarado pelo Papa Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros.

Fonte: Canção Nova

Dia 8 de Setembro - Natividade de Nossa Senhora

8 de set. de 2012

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. 

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de h
oje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade. 

Dia 7 de Setembro - Beato Vicente de Santo Antônio

Nasceu em Algarve (Portugal) no Castelo de Albufeira, em 1590. Seus pais, Antônio Simões e Catarina Pereira, educaram-no na piedade e bons costumes e, passada a infância, enviaram-no para Lisboa onde, depois de ter revelado um talento multiforme ao longo da carreira eclesiástica, foi ordenado sacerdote aos 27 anos.
Quatro anos depois, em 1621, já estava no México, onde entrou na Ordem de Santo Agostinho. Feita a profissão, sentiu o desejo de ser missionário em terras japonesas, o que ocorreu em 1923.
Estando no Japão, Vicente mudou de traje e de nome, fazendo-se caixeiro ambulante pelas ruas de Nagasaki para poder entrar nas casas e introduzir-se nas famílias, onde converte os gentios e consola e encoraja os cristãos perseguidos. Durante anos, trabalhou na catequese, pregando a Boa Nova e administrando os Sacramentos.
Em 1629, Vicente foi descoberto e preso. Tentando fazer com que Vicente renegasse sua fé em Cristo e não obtendo êxito, seus algozes o submeteram a cinco banhos consecutivos de água a ferver até ser martirizado pelo tormento do fogo. 

Fonte: Canção Nova

Publicidade